24661

O que você faria se não houvesse fita isolante de vinil?

 

 Se você for um eletricista ou um empreiteiro, a vida sem essa companheira poderia ser um pesadelo. Mas, para aqueles que viviam há 100 anos atrás apenas, esta realidade basicamente não existia.

 

Na verdade, a fita isolante de vinil que todos conhecemos e amamos surgiu há mais de 70 anos, quando os inventores 3M Snell, Oace e Eastwold a criaram e salvaram eletricistas da fita fraca, corrosiva e propensa a apodrecer (feita de algodão revestido em piche com uma cola de borracha vulcanizada).

 

Saiba mais sobre a história da fita isolante com a linha do tempo abaixo.

 

1902-1925

A Minnesota Mining and Manufacturing Co. (agora conhecida como 3M) se estabelece como uma operação de mineração; a lixa é seu primeiro produto comercial.



Anos de 1940

A Segunda Guerra Mundial demanda por inovações na indústria que incluem a invenção do PVC, um vinil plastificado.



1944

Uma das três cientistas creditadas com a invenção da fita elétrica em vinil, Esther Eastwold abre o caminho para a descoberta de um plastificante adesivo.

 

1945/46

A 3M inventa a fita elétrica Scotch 33 e pede a patente em janeiro de 1946. O número 33 da fita torna-se o novo padrão para o isolamento de conexões elétricas.

 

1960 

Scotch Brand N° 33 é um nome familiar. Os anúncios são veiculados no Saturday Evening Post e na revista Life. Este comercial de TV ilustra a praticidade que a fita isolante de vinil 3M pode ter.

 

Década de 1970

3M lança o produto no mercado brasileiro e passa a produzir a fita Scotch 33 no Brasil, na planta de Sumaré.

 

Década de 1980

A fita Scotch 33 passa a ser produzida na planta de Ribeirão Preto.

 

Década de 1990

O lançamento da nova fórmula é capaz de proporcionar maior alongamento, flexibilidade, resistência, isolamento, memoria elástica, adesão ao dorso, adesão ao aço e classe de temperatura de 90° C, com isso surge a nova Fita Scotch 33+ sendo apresentada em nova embalagem (agora em uma caixa plástica).

 

Década de 2000

Filme da fita Scotch 33+ passa a ter a marca 3M impressa no seu dorso, e ser livre na sua composição de metais pesados e passa a ser certificada pela norma ABNT.

 

2014

A fita Scotch 33+ passar a atender a classe de temperatura entre 0°C a 105°C.

 

2016

A 3M CELEBRA sua invenção da fita isolante de vinil. A fita que transformou a indústria elétrica quase da noite para o dia é definitivamente digna de uma festa de aniversário!


3M33+Scotch